Terreiro Nação Almas de Angola, fundado em 22 de agosto de 2012. Sob a proteção do seu guia Zé Pilintra.
Inicialmente, a casa foi fundada sob o nome de Tenda José Pilintra Malandro da Lapa. Posteriormente, o nome foi alterado para Associação Recreativa e cultural Afro Nação das Almas de Angola José Pilintra da Lapa, para agregar a tenda e os projetos sociais.
Em seu terreiro são cumpridas as festas em homenagem a preto velho, no mês de maio, e a grande festa em reverência ao guia da casa Zé Pilintra, entre os dias 21, 22 e 23 de agosto. Nesta última é comum serem realizadas atividades como tambor de crioula, toques com caixa do divino, rodas de samba e rodas de capoeira. Outras importantes atividades da casa são os projetos sociais, como o Projeto Recretativo e Cultural Afro Tempo de Vencer, que anualmente realiza uma tarde de atividades no dia das crianças, com o objetivo de acolher e resgatar a cultura afro entre crianças em situação de vulnerabilidade social. No mês de maio, além de organizar também uma blitz educativa nas ruas da cidade para conscientizar a população sobre o respeito à diversidade sexual e às diferentes identidades de gênero.

Engenho Central de Pindaré
Um prédio de 1884, a sede do Engenho Central São Pedro, apresentava “forma retangular medindo 1,8 mil m² de área construída em três pavimentos, com