Valmir Trindade Silva 31 anos é produtor cultural, e servidor público estadual que tem atuado fortemente na cultura da região do Vale do Pindaré.
Valmir desenvolve projetos e atividades culturais na cidade. Desde então ele vem trabalhando na produção de grupos e artistas, elaborando projetos, no agenciamento desses grupos, em produções culturais das mais diversas ramificações, na divulgação deles nas redes sociais, na pesquisa sobre a cultura popular.
Valmir também foi colaborador do projeto MAPEARTE, projeto este que está mapeando todo o artesanato produzido no Maranhão. Ele também colaborou no inventário do cordel do Vale do Pindaré – cordel produzido no Vale do Pindaré e financiado pelo IPHAN e pela Secretaria de Estado da Cultura.
Atualmente Valdir Trindade é servidor público e atua como supervisor pedagógico no IEMA Vocacional, escola de ensino técnico do Estado.

Engenho Central de Pindaré
Um prédio de 1884, a sede do Engenho Central São Pedro, apresentava “forma retangular medindo 1,8 mil m² de área construída em três pavimentos, com